7/04/2011

Ford desenvolve banco com monitor de batimento card�aco

Os engenheiros da Ford Europa desenvolveram um banco de carro capaz de monitorar o batimento card�aco do motorista, abrindo novas possibilidades para salvar vidas e tamb�m para o bem-estar e conveni�ncia a bordo. O sistema, desenvolvido pelo Centro Europeu de Pesquisa e Inova��o da Ford em Aachen, na Alemanha, junto com o centro t�cnico da Universidade de Aachen, usa seis sensores especiais embutidos no banco para detectar os impulsos el�tricos do cora��o.

"Embora ainda seja um projeto de pesquisa experimental, a tecnologia de monitoramento card�aco a bordo pode se tornar no futuro um avan�o muito importante para os motoristas dos carros da Ford, e n�o apenas para aqueles que sabem estar sob risco", diz Achim Lindner, m�dico do Centro Europeu de Pesquisa e Inova��o da Ford. "Como sempre acontece na medicina, quanto mais cedo uma condi��o � detectada, mais f�cil � o tratamento. Essa tecnologia tamb�m pode ser �til para diagnosticar dist�rbios que os motoristas nem sabem que existem."

Os dados registrados pelos sensores podem ser analisados por especialistas ou por programas do pr�prio computador de bordo. Suas possibilidades s�o amplas, desde a liga��o remota com centros m�dicos e sistemas de seguran�a do ve�culo at� o fornecimento de alertas em tempo real de ataque card�aco.

No cora��o da pesquisa

O banco com monitoramento card�aco � a solu��o mais recente dentro das pesquisas desenvolvidas pela Ford para ajudar pessoas com doen�as cr�nicas ou disfun��es a controlar sua sa�de no tr�nsito.

A Ford anunciou tamb�m que est� usando a capacidade do Ford SYNC de se conectar via Bluetooth com dispositivos, servi�os de internet em nuvem e smartphones para desenvolver o primeiro sistema da ind�stria de aparelhos m�dicos embarcados com controle de voz. Suas aplica��es incluem desde a medi��o da taxa de glicose de diab�ticos e controle da asma at� alertas de alergia com base em bancos de dados na web.

"O banco com monitoramento card�aco poderia beneficiar, inicialmente, os motoristas sob condi��es de risco e tamb�m os idosos, faixa da popula��o que vem crescendo em todo o mundo, para favorecer tanto a sa�de como a seguran�a no tr�nsito", diz Steffen Leonhardt, professor da Universidade de Aachen, um dos participantes da pesquisa.

Segundo ele, o carro � uma "escolha �bvia, um lugar onde as pessoas passam longos per�odos sentadas em uma posi��o relativamente tranquila, o ambiente ideal para a medi��o da atividade card�aca".

Testes iniciais

O sistema tem seis sensores instalados no encosto do banco. Seus eletrodos foram projetados especialmente, com materiais capazes de captar os sinais eletr�nicos do cora��o atrav�s da roupa, sem contato com a pele. "Ainda estamos refinando a sua calibra��o para trabalhar com alguns materiais. Alguns tipos de tecidos sint�ticos e l� podem causar interfer�ncias el�tricas, mas j� conseguimos um sinal forte com dez camadas de algod�o", completa o pesquisador.

Os testes de rodagem mostraram que o sistema � capaz de realizar medi��es altamente precisas em 98% do tempo que o motorista est� dirigindo, j� no est�gio inicial de desenvolvimento.

Fonte Ford

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